Durante o sono o cérebro seleciona as memórias mais úteis.
De acordo com um novo estudo publicado na edição 02 de fevereiro do The Journal of Neuroscience, sugerem que o cérebro avalia as memórias durante o sono e, preferencialmente, mantém os que são mais relevantes.
Os seres humanos tomam grandes quantidades de informação a cada dia. A maioria é codificado em memórias pelo cérebro e armazenados inicialmente, mas a maioria das informações é rapidamente esquecida. Neste estudo, uma equipe de pesquisadores liderada por Jan Born, PhD, da Universidade de Lübeck, na Alemanha para determinaram como o cérebro decide o que manter e esquecer.
Nossos resultados mostram que a consolidação da memória durante o sono, na verdade envolve um processo de seleção básica que determina quais das muitas peças de informação do dia é enviado para o armazenamento a longo prazo ", disse Born. "Nossos resultados também indicam que as informações relevantes para as demandas futuras é selecionado em primeiro lugar para o armazenamento."
Gilles Einstein, PhD, especialista em memória da Universidade Furman, disse que as novas descobertas ajudam a explicar por que são mais propensos a lembrar de uma conversa sobre a construção de estradas iminente, do que um bate-papo sobre a previsão do tempo de ontem. "Estes resultados sugerem que o sono é fundamental para este aumento da memória", disse Einstein. "Este benefício estende-se a ambas as memórias declarativas (memória para um desvio de estrada) e as memórias processuais (memória para um novo passo de dança)."
Fonte: psypost
Nenhum comentário:
Postar um comentário