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terça-feira, 17 de dezembro de 2013

SER CHEFE OU SER LIDER?

Veja as principais diferenças entre ser chefe ou ser líder em uma equipe
 
 


Essa é pra quer saber a diferença entre o chefe e o líder em uma equipe, qual o papel de cada um na equipe e na empresa.

O Chefe

Comanda pessoas, da ordens e algumas vezes são autoritários. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros. Os chefes são temidos e não respeitados, seus funcionários geralmente são pessoas que não se sentem abertos a relatar problemas e muito menos pedir conselhos quando têm dúvidas. O chefe vê seus funcionários como subordinados que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo. Ele nunca incentiva ou motiva, já que acha que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário e, quando isso não é visto, ele faz questão de apontar os erros. O chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe quando algo não dá certo e se vangloria quando um objetivo é alcançado.

O Lider

Inspira o que à de melhor nas pessoas. É um agente motivador de sua equipe, mostra a direção que devem seguir e vai junto. São respeitados por seus funcionários, e o respeito têm muito mais eficiência do que o temor. Busca não só resultados, mas a melhor maneira para ele e para a equipe conseguir alcança-los, já que ele não pensa no poder como algo centralizado e sim uma responsabilidade que deve ser compartilhada. O líder não costuma dizer que tem subordinados, e sim uma equipe, ou um time. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a tirar dúvidas.  Ele procura trazer o melhor de cada um à tona e valoriza as habilidades dos indivíduos, respeitando suas dificuldades e trabalhando junto com a pessoa para ajudá-la a superá-las. O líder se responsabiliza junto com sua equipe quando algo não dá certo e divide a glória quando o objetivo é alcançado.
Algumas pessoas já são líderes natos, outras precisam se aperfeiçoar. Uma boa liderança pode trazer benefícios para a empresa, pois uma equipe bem conduzida e mais motivada se torna mais eficiente.


[sbcoaching]

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